domingo, 28 de março de 2010

DANIEL - Saco Viajante

Desta vez o nosso SACO VIAJANTE foi até casa do Daniel, quando regressou trazia este bonito livro:
QUEM É O MEU TESOURO?


É rechonchudo e tem orelhas rosa a abanar,
Uma cauda pequena, sempre a enroscar,
Focinho achatado e pêlos curtos espetados,
Que não dão para ser escovados.
Quem poderá ser? Diz-me tu.
É o nosso amigo…

Ela é amarela, amarela às manchinhas.
Com o seu pescoço alto e pernas esguias,
Nunca encontra esconderijo,
Ao brincar às escondidas.
Quem é, quem é, diz-me lá.
É a nossa amiga…

Dança e pula quando nos vê chegar,
Abana a cauda quando quer brincar.
É um grande amigo, de pêlo fofinho
E que gosta de se abanar.
Sim, tens razão.
Ele é o ...

Esta amiga tem o pêlo às riscas,
Pretas e brancas, bem traçadas.
De cascos não é jeitosa,
Pois nem consegue tricotar.
Mas a correr é tão bela.
Diz-me lá, quem é ela. É a…

Ele é veloz e ágil, a correr e a saltar,
Dono de longos bigodes, come peixe sem parar.
Mas também gosta de estar ao colo,
Estender a pata e ronronar.
Sim, o seu pêlo é macio.
Ele é o nosso amigo…

Ela é branca e ás manchinhas,
E adora comer ervilhas.
Passa a tarde a pastar
Para dar leite de manhãzinha.
Quem é, quem é, diz-me tu.
É a…

Ele é verde e escorregadio
E gosta de passear pelo rio.
É um campeão a saltar
E a apanhar insectos no ar.
Diz-me lá então, quem é? É o…

Grande e pesado, ele vive na terra do gelo.
É por isso que tem um quente e branco pêlo.
Gosta de peixe e está sempre a pescar.
Tem orelhas redondinhas e um
Nariz – buzina para assoar.
Vamos lá então adivinhar!
Sim, pois claro, ele é o…

Disfarçada, comprida e esguia,
Desliza com muita mestria.
Todos têm medo dela,
Porque é venenosa a mordidela.
Quem é ela que se dobra? Quem é ela que se desdobra? Sim, isso mesmo, ela é a…

Tenta agora adivinhar quem é o meu tesouro.
Não é a minha amiga vaca, o gato, ou o cão.
Não tem orelhas rosa a abanar,
Mas está dentro do meu coração.
Sim, é valioso, mas não é ouro!
Porque o meu maior tesouro és…

TU!

Sem comentários: